Casa Nossa Senhora da Conceição

Em 2002 a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, como resultado da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo assim para a promoção da tolerância e da paz.

O Dia Mundial da Filosofia celebra-se anualmente na terceira quinta-feira de novembro. Este ano calhou no dia 18 de novembro e nós comemoramos com todos os alunos do 1º ciclo.
Dividimos os alunos em 3 grande grupos que puderam passar por 3 áreas de reflexão dinamizadas pelos professores. Não houve respostas certas, nem houve respostas erradas. Não se encontrou meio, nem fim, só um princípio que deu o nome a cada um dos espaços;
A "Ágora da Realidade" onde se refletiu sobre a perceção da realidade à luz de cada olhar tendo como ponto de partida uma imagem com a ilusão de ótica das linhas paralelas. Será que conhcemos verdadeiramente a realidade ou temos apenas uma preceção dada pelos sentidos?
A "Ágora da Verdade" que pôs em causa a verdade e a mentira e que refletiu sobre a importância que damos a cada um destes valores. É aceitável mentir para ajudar alguém?
A "Ágora da Igualdade" que partiu da igualdade dos direitos e deveres para, na introdução do conceito de equidade, levantar a reflexão sobre a forma como olhamos os direitos e deveres dos que nos rodeiam. Será que justiça é igualdade?